Pela quarta vez, a segunda no ano, a Associação Itaunense de Defesa Animal (AIDA) trará o Castramóvel da ONG AJUDA à Itaúna, com o objetivo de auxiliar no controle populacional de cães e gatos de rua. As esterilizações tem data marcada para ocorrer de 12 a 18 de dezembro, no colégio Educare, e serão restritas a dois animais por pessoa.

As inscrições serão realizadas no próximo dia 28, de 9h às 12h. É obrigatório apresentar xerox com documento de identificação e xerox de comprovante de endereço. Para custear a vinda do Castramóvel à cidade, a AIDA pede uma taxa de contribuição de R$ 20 por animal.

Devido a pandemia, as inscrições ocorrerão simultaneamente em quatro pontos de Itaúna:

Centro: Extintores Itaúna, rua Agripino Lima, 87

Lourdes: Panificadora São Judas Tadeu, av. Dorinato Lima, 752

Aeroporto: Praça principal do bairro

Jadir Marinho: Praça principal do bairro

 

CRITÉRIOS DE CASTRAÇÃO

Para participar, os animais devem ter idade de seis meses a sete anos, de 3 kg a 40 kg e aparentar boas condições de saúde. A prioridade de atendimento será para vira-latas, animais adotados e pessoas de baixa renda.

Antes do procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem, para avaliar se o animal tem condições de fazer a cirurgia. Além de evitar o crescimento populacional, a castração previne nos machos o câncer de próstata, e nas fêmeas, o câncer de mama. Desta vez, a meta da AIDA é castrar até 300 animais.

Em 2017 e 2018, Itaúna já havia recebido outras duas visitas do projeto, mantido pelo governo de Minas por meio da ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (AJUDA), de Juiz de Fora.

Fonte: Viu Itaúna