Na atualização da classificação das ondas do "Minas Consciente" desta quarta-feira (7), anunciada pelo Governo de Minas Gerais, a macrorregião Oeste permanece na Onda Amarela. As novas classificações são válidas por uma semana a partir do próximo sábado (10).

Ainda nesta quarta, a classificação das microrregiões também foi atualizada pelo Estado. As micros Bom Despacho e Piumhi regrediram para a fase Vermelha; elas estavam nas ondas verde e amarela, respectivamente.

Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do "Minas Consciente".

 

Macrorregião

A macrorregião Oeste iniciará a terceira semana na Onda Amarela; anteriormente a região estava na fase Verde.

Reforçamos a necessidade de manter todas as medidas de distanciamento e proteção para que a gente consiga caminhar com segurança”, disse o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), João Pinho.

Para avançar para a Onda Verde, a menos restritiva, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na fase Amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

As seguintes atividades podem funcionar na Onda Amarela, segundo atualização do governo estadual nesta quarta-feira (7); saiba mais no site do "Minas Consciente".

Bares (consumo no local);

Autoescolas e cursos de pilotagem;

Salões de beleza e atividades de estética;

Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

Comércio de itens de cama, mesa e banho;

Lojas de móveis e lustres;

Imobiliárias;

Lojas de departamento e duty free;

Lojas de brinquedos;

Academias (com restrições)

Agências de viagem

Clubes

Microrregiões

Duas microrregiões regrediram no programa "Minas Consciente". As micros de Bom Despacho e Piumhi, anteriormente na ondas Verde e Amarela, voltaram para a Vermelha, a mais restritiva. O plano estadual permite que as prefeituras decidam qual determinação seguir, a micro ou a macrorregião.

As outras micros da região Oeste permaneceram na classificação determinada na última semana. Saiba as atividades permitidas em cada fase no site do "Minas Consciente".

Veja abaixo as cidades que englobam as microrregiões.

 

Vermelha

Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;

Micro de Itaúna: Itaúna;

Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas;

 

Amarela

Micro Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;

Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;

Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha;

 

Verde

Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;

 

Fonte: G1