Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com unidade em Divinópolis aprovou na última quinta-feira (24), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) e divulgou na manhã de ontem (28) através das redes sociais do Diretório Acadêmico da faculdade a continuidade das aulas em ensino remoto até o início do ano que vem, para ser mais exato até o dia 31 de Março de 2021. As aulas começam ainda no mês de novembro.

Com a liberação da Prefeitura Municipal de Divinópolis no dia 23 de Setembro, autorizando as escolas de nível fundamental à superior do município a retornarem às aulas presenciais, a UEMG, faculdade com maior número de estudantes da cidade foi obrigada a agilizar a sua programação para o próximo período a fim de informar os seus funcionários e discentes.

O atual período escolar que se iniciou ainda no mês de Julho, tem o seu término no próximo dia 10 de outubro e não marcará o fim das aulas por meio do ensino remoto que se estenderão até março do ano que vem. Acompanhe as datas já marcadas pela universidade no parágrafo abaixo.

O novo calendário foi aprovado e as atividades começam ainda no dia 19 de outubro com a renovação de matrícula de alunos veteranos se estendendo até o dia 27. Já as aulas passam a ocorrer no dia 3 de novembro e prevêem uma pausa para as festas de fim de ano (de 24 de dezembro a 18 de janeiro) e as datas em que estão previstas para o carnaval (de 13 a 17 de fevereiro), por fim, se encerra no dia 31 de março. Após um novo recesso existe a possibilidade da volta de forma presencial em 18 de abril, data de partida do ano letivo em 2021.

As demais faculdades de Divinópolis, públicas e particulares, estão funcionando de formas diferentes, a UFSJ por exemplo, iniciou o período ainda em setembro e deve invadir o ano seguinte. Até o presente momento do fechamento dessa matéria as outras instituições de ensino superior não haviam apresentado um novo calendário para o próximo ano que projetasse o retorno de forma remota ou efetiva em seus prédios.

Fonte: G37