O Corpo de Bombeiros apagou um incêndio no último sábado (5), num dos principais pontos de Pará de Minas. Segundo a corporação, as chamas atingiram a vegetação próxima à torre do município. O local tem uma vasta vegetação típica do Cerrado, grande diversidade de animais e é muito frequentado por ciclistas e trilheiros. A área queimada foi mensurada em aproximadamente dois hectares.

Ao todo, foram cinco horas de trabalho intenso para combater as chamas totalmente, pois a área é de difícil acesso. De acordo com os bombeiros, foram empenhados cinco militares, duas viaturas e utilizados três mil litros de água. A corporação também contou com sopradores e mochilas costais abastecidas com água, além de caminhão auto bomba tanque.

 

Os bombeiros não informaram se o incêndio pode ter sido criminoso.

 

Período de estiagem

Os bombeiros alertam para o período de estiagem, pois ele é marcado pelo aumento significativo dos incêndios em vegetação. Por isso, a corporação tem adotado medidas que visam aumentar a eficiência no combate e intensificar as ações de prevenção das queimadas.

Algumas dessas medidas, conforme a corpiração, são o trabalho de conscientização da população, vistorias de fiscalização no período que antecede a estiagem, treinamento da tropa, aquisição de equipamentos entre outras.

 

Fonte: G1