O município de Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, mantém em 2020 a condição de cidade menos populosa do Brasil. A informação consta na estimativa divulgada, nesta quinta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento apontou que a população diminuiu em relação ao 2019: de 781 pessoas reduziu para 776 neste ano - queda de 0,64%. A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2020. O documento foi publicado na edição desta quinta do Diário Oficial da União.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber se o município gostaria de comentar o levantamento do IBGE. No entanto, até a última atualização desta reportagem não teve não retorno.

Cidade menos populosa do país tem os primeiros casos de Covid-19 confirmados numa mesma família

Família que testou positivo para Covid-19 em Serra da Saudade está curada, diz Secretaria de Saúde

 

Diminuição da população

Serra da Saudade foi fundada em 1963. As principais fontes de renda são a Prefeitura e o serviço agrícola.

A reportagem acompanha os números referentes à população do município, desde 2013. Na época, a equipe de reportagem visitou a cidade que tem 335 quilômetros quadrados de extensão territorial, o mesmo tamanho de Belo Horizonte, por exemplo.

O número de habitantes do município, desde então, tem apresentado queda. Em 2013, segundo o IBGE, havia no município 825 pessoas. Em 2014, o número caiu para 822 moradores e em 2015 para 818. No ano seguinte, nova queda registrada: população de 817 habitantes.

Fonte: G1