Entrou em vigor nesta segunda-feira (23) o toque de recolher em Arcos. A medida obriga que no período das 20h às 5h as pessoas fiquem em casa, a ação foi regulamentada por meio da publicação do nº 5.535 publicado nesta segunda.

Um vídeo publicado no Instagram da Prefeitura, mostra viaturas da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Serviço Municipal de Saúde percorrendo o Centro nesta segunda, alertando as pessoas sobre a medida e pedindo a colaboração de todos os moradores para que o toque de recolher seja cumprida.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, essa medida faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus e também está dentro da série de medidas adotadas pelo Comitê de Enfrentamento.

 

Decreto de emergência

Na última quinta-feira (19) a Prefeitura publicou o decreto que oficializou a situação de emergência em saúde no município. Com isso, foram determinadas ações de enfrentamento ao vírus.

Fica instituído o Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde do COVID-19 – Comitê COVID-19 –, de caráter consultivo, e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo coronavírus, além de recomendar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas.

Os dirigentes máximos dos órgãos e entidades implementarão medidas estruturais que se fizerem necessárias e que forem recomendadas por órgãos de saúde pública, dentre elas adotar medidas de profilaxia, assepsia, sanitárias e de informação em relação ao Coronavírus (COVID-19);

Recomendar a realização de reuniões virtuais ou, não sendo possível, que estas sejam realizadas exclusivamente com a participação das pessoas indispensáveis à tomada de decisões, à instrução e conclusão do expediente.

Ficam determinadas as seguintes medidas a partir do dia 20/03/2020 até o dia 29/03/2020.

Fonte: G1