Diante da pandemia mundial do novo coronavírus as Prefeituras de cidades do Centro-Oeste de Minas adotaram medidas mais rígidas para conter o avanço do vírus. Fechamento de entradas, adoção de barreiras sanitárias e também suspensão do tráfego de ônibus intermunicipais e estaduais foram adotados em São Francisco de Paula, Formiga, Oliveira e Piumhi. Confira abaixo.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no informe divulgado neste sábado (21), em todo o Estado são 7.190 casos em investigação e 83 confirmados, um destes, de uma moradora de Divinópolis.
 
São Francisco de Paula


O decreto publicado pela Prefeitura de São Francisco de Paula, sobre o fechamento e monitoramento das fronteiras municipais, entrou em vigor neste domingo (22). O fechamento das estradas de acesso foi definido após reunião entre membros da Administração Pública e Polícia Militar (PM).
Com isso, fica proibida a entrada, permanência e circulação em âmbito municipal de pessoas ou veículos que não sejam residentes da cidade, exceto os que estejam devidamente autorizados pela PM após triagem.
Além disso, o decreto impõe a proibição da circulação de pessoas entre 22h e 6h, exceto situação de emergência. A norma prevê que, caso sejam descumpridas as imposições, poderá ser aplicada multa ao infrator.
 
Formiga


Em Formiga, foi implantada a adoção de Barreiras Sanitárias. Elas montadas em pontos estratégicos da cidade com o auxílio da Polícia Militar (PM) e servidores da Secretária Municipal de Saúde. O trabalho consiste em abordar passageiros de veículos que entram e saem da cidade.
Durante a conversa, há orientação e entrega de materiais informativos sobre a pandemia da Covid-19. De acordo com a equipe gestora da pasta, os ocupantes dos veículos que chegam à cidade de localidades consideradas de risco são identificados e orientados a um isolamento domiciliar.
A Prefeitura explicou que a adoção desta medida faz parte do pacote de ações previstos no Decreto de Emergência em Saúde publicado pelo município.



Oliveira


De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Oliveira, o funcionamento da rodovia foi totalmente suspenso. Está prevista uma reunião nesta segunda-feira (23) para decidir a adoção de barreiras sanitárias na cidade.
 
Piumhi


Em Piumhi está em vigor desde a quinta-feira (19) passada, o decreto nº 4.735 que dispõe sobre medidas de enfrentamento que devem ser cumpridas na cidade.
O acesso a cidade por meio de ônibus, vans e micro-ônibus de turismo está suspenso até abril. O documento também define como fica o funcionamento do comércio na cidade e orienta aos cidadãos que façam o isolamento domiciliar.
 
Fonte: G1