Mineradora de Itatiaiuçu abre as portas para receber estudantes da comunidade de Pinheiros

19 SET 2019
19 de Setembro de 2019

Acompanhados de professores, alunos têm oportunidade de conhecer os processos de produção do minério de ferro

Alunos e professores da Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido, localizada no distrito de Pinheiros, em Itatiaiuçu, participaram nesta semana do programa “Conhecendo a Mineração Usiminas”.  Eles foram recebidos na segunda-feira, 16 de setembro, para visita guiada, com oportunidade de aprendizado sobre os processos de extração e beneficiamento mineral, em tour pela Mina Oeste, com passagem pela Instalação de Tratamento de Minério (ITM).

Com a personagem “Flora Manga”, a atriz Raquel Vieira encantou meninos e meninas com uma história na qual apresentou a empresa e a importância da atividade minerária de forma lúdica e interativa, propondo, para a excursão, uma “caça ao tesouro”. A ação contemplou cerca de 70 estudantes, na faixa etária de sete a 11 anos, e oito educadores, em dois turnos, no período da manhã e da tarde.

Ao fim do passeio, lanche oferecido pela Mineração Usiminas (Musa) seguido de oficina de pintura, com uso de tintas à base de rejeitos, ministrada pela artista plástica Rosane Dias. Além de falar sobre a importância do reaproveitamento de materiais para a preservação da natureza, Rosane despertou a criatividade das crianças, que reproduziram em desenhos o que viram e sentiram durante a visita.

“Conhecendo a Musa”

A ação fez parte de mais uma edição do programa “Conhecendo a Mineração”, que, desenvolvido pela Musa, em parceria com o Instituto Usiminas, chegou à oitava edição.  De acordo com o gerente-geral de Sustentabilidade da Musa, André Chaves, entre os objetivos da empresa está trabalhar cada vez mais perto das comunidades no entorno da unidade. “A Musa prioriza a transparência dos processos e a tranquilidade da população. Portanto, é sempre um prazer receber moradores da região. Estamos de portas abertas e sempre à disposição para o diálogo e o esclarecimento de dúvidas a respeito do nosso trabalho”, frisou o gestor.

Experiências diferenciadas

Gabriela Aparecida de Souza Rodrigues, 10, está no quinto ano e gostou muito da experiência. “Foi muito legal, foi incrível. Aprendi muitas coisas e fiquei feliz por vir”, comentou. A educadora Berenice Oliveira, diretora da Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido, aprovou a iniciativa. “É interessante que as crianças conheçam o trabalho desenvolvido aqui, pois, a atividade minerária é fundamental para a economia da região. Outro ponto muito positivo foi a oportunidade de verem de perto como tudo funciona e a preocupação da Musa com a segurança”, afirmou.

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100