Ambulatório de Saúde Mental e Serviço de Atenção Especializada a DST’s são inaugurados nesta quarta-feira, 18

19 SET 2019
19 de Setembro de 2019

Solenidade marca entrega de nova estrutura e serviços que vão proporcionar mais conforto e qualidade aos pacientes

O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado conta a partir de hoje, com Ambulatório de Saúde Mental e Serviço de Atenção Especializada. A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou oficialmente à população, em solenidade nesta quarta-feira, 18 de setembro.

O Serviço de Atenção Especializada, vai possibilitar aos pacientes que antes viajavam para Divinópolis e Belo Horizonte em busca de assistência em HIV e hepatite, receber atendimento médico e retirar medicamentos. Parte do serviço já era ofertado no município, porém, agora passará a receber recurso do Estado.

A equipe possui enfermeira, psicóloga, assistente social, farmacêutico e foi ampliada com a contratação de médico infectologista, além de contar com a implantação da Unidade Dispensadora de Medicamentos antirretrovirais. São aproximadamente 200 pacientes portadores do HIV e 80 com Hepatite. O serviço vai atender também Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, o que possibilitara economia com transporte e maior adesão do paciente ao tratamento.

“Um sonho se tornando realidade. Mais um passo na construção de uma rede de saúde mais ampla e eficaz. A demanda por esse serviço é grande, precisávamos fazer de tudo para criá-lo. Será uma referência regional, pois Itaúna é o segundo município que passa a contar com o serviço, até então, apenas Divinópolis possuía”, afirma o secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria.

Já com a criação do Ambulatório de Saúde Mental houve a ampliação da equipe e a concentração do serviço em um único local. O ambulatório conta com uma equipe qualificada de psiquiatras e psicólogos para atender crianças, jovens e adultos. O serviço veio para somar ao trabalho já realizado no município na área da saúde mental.

Os pacientes serão atendidos por meio de consultas agendadas, obedecendo assim uma recomendação do ministério da saúde. Trabalhando em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Programa Saúde da Família (PSF) para trazer mais qualidade de vida aos usuários do serviço.

“É de uma importância muito grande tanto o Ambulatório de Saúde Mental quanto o serviço de atenção especializada e também a Unidade Dispensadora de Medicamentos. Efetivamente um contingente importante de pessoas poderão ser atendidos dentro da cidade sem necessidade de deslocamento para outras cidades. Mais um avanço e compromisso de campanha que foi assumido lá atrás, sendo cumprido. Dando a Itaúna uma situação muito diferenciada em termos de saúde pública”, finaliza o prefeito Neider Moreira.

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100