Separe o lixo corretamente, pois o plástico tem grande potencial de transformação

10 SET 2019
10 de Setembro de 2019

Faça a separação correta dos resíduos para ajudar na reciclagem em Itaúna

Por Luiz Henrique Machado

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, o que faz dele um material com grande potencial de reaproveitamento. No Brasil, o índice de reciclagem mecânica dos plásticos é de aproximadamente 20%, na Europa é de 29,7%, sendo assim, há um grande horizonte a ser conhecido.

A base da reciclagem é o processo de recuperação de produtos ao término de seu ciclo de vida útil e, quando devidamente descartados, são reprocessados para gerar novos produtos. Depois do estágio do aquecimento, o plástico pode, então, ser utilizado para dar origem a artigos como cadeiras, mesas, camisetas, cordas, entre outros. Pouca gente sabe, mas sacos de polietileno usados para congelamento de alimentos na cozinha e sacolas usadas para transporte de alimentos e mercadorias em geral também são recicláveis. O EPS, popularmente conhecido como Isopor, que constitui as bandejas de frios, por exemplo, é um plástico e é 100% reciclável, sendo 34,5% reciclado no Brasil.

Segundo dados do IBGE a reciclagem cresce 14% ao ano no país. A reciclagem de plástico, além de promover o desenvolvimento sustentável, é capaz de gerar renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores e que fazem a separação manual, a moagem e a entrega dos fardos de flocos às empresas recicladoras.

Em Itaúna a cooperativa de Catadores e Recicladores é a COOPERT, que gera emprego para diversas mulheres e homens na cidade, além de proporcionar um ótimo salário para os cooperados, algo em torno de 3 mil reais. Empresas e cooperativas recicladoras são oportunidades para futuros empreendedores engajados em melhorar o descarte de materiais recicláveis.

Mas tudo isso só é possível se você realizar a separação correta dos resíduos em sua residência. O município de Itaúna conta com a coleta seletiva, dividindo o lixo seco do molhado, essa divisão facilita a separação dos cooperados e ajuda o meio ambiente, sendo que após a seleção, o lixo tem a destinação correta.

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100