Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Rotary e Casa da Amizade realizam Queima do Alho em Itaúna

20 AGO 2019
20 de Agosto de 2019

Por Luiz Henrique Machado

Foto: André Monteiro

No dia 01 de setembro, a partir das 11h, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, o Rotary Cidade Educativa e a Casa da Amizade promovem a 2ª Queima do Alho de Itaúna no Parque de exposições da Cidade de Itaúna.

O Evento tem cunho e inspiração tropeira, com o público esperado de 1.500 pessoas ou mais. A ideia é reunir gastronomia e cultura em um ambiente para a família, gerando recursos para obras de entidades.

O chamado “Queima Alho” é um evento da cultura caipira e tropeira brasileira, realizado principalmente no Sudeste e Centro Oeste há mais de 100 anos. É considerado o primeiro evento gastronômico do Brasil. O evento fcou conhecido assim porque quando os boiadeiros começavam a fazer as comidas, eles jogavam o alho sobre a panela quente para fazer o almoço e o cheiro subia, corria longe, e os peões se orientavam pelo aroma, e assim todos falavam que havia começado a “Queima do Alho”.

O padre Edmar Antônio contou que a conclusão da reforma do centro pastoral é essencial para os trabalhos da paróquia.

“Estamos fazendo pela segunda vez pois temos a necessidade de concluir as obras do nosso centro Pastoral na paróquia de Nossa Senhora da Piedade, onde era o antigo salão paroquial que foi desmanchado. Agora estamos terminando este espaço amplo que será destinado as ações pastorais e atividades de evangelização desempenhadas pela paróquia. Contamos com o apoio de toda a comunidade”, afirmou.

O Rotary Cidade Educativa e a Casa da Amizade de Itaúna, são os responsáveis para que o evento aconteça. O vice Presidente do Rotary, Inácio Campos Cordeiro Júnior falou que a festa contará com muita comida rancheira e que o principal objetivo é reunir as famílias Itaunenses.

“Estamos realizando novamente a queima do alho, que é um evento de costume cultural, que reúne comitivas de todo o interior do Centro-Oeste de Minas, são comidas de tropeiros, participarão as comitivas das cidades de Cláudio, Nova Serrana, Pará de Minas, Igaratinga, Itaúna e região. O Rotary tem o prazer de promover esse evento porque entende que levando a palavra de Deus é uma maneira de melhorar a comunidade como um todo. O evento será muito alegre com muita comida boa, comida de raiz, muita fartura, que visa fazer esse término do centro paroquial”, concluiu.

O valor do ingresso para a segunda queima do alho é de $50 (cinquenta reais), que pode ser adquirido na casa paroquial ou em lojas que estão apoiando o evento. O evento terá músicas ao vivo, sendo “Open Food” (as bebidas serão vendidas no local, mas a comida está liberada). Mais informações pelo telefone (37) 3241-4631.

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100