39ª Exposição de Orquídeas começa nesta sexta-feira em Itaúna

15 MAI 2019
15 de Maio de 2019

A exposição será das famosas Cattleyas Walkerianas e outras espécies. A entrada é gratuita

 

Nesta sexta-feira (17) acontecerá a 39ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas, que é organizada pela Associação Orquidófila de Itaúna. O evento gratuito estará aberto para o público na sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19).

Na sexta-feira as orquídeas começam a chegar na exposição a partir das 12h e a população poderá realizar a compra de exemplares, adubos e materiais para a manutenção das flores até as 19h. No sábado e domingo a exposição ocorrerá de 8h às 19h.

Nesta edição serão diversas plantas expostas, de espécies variadas. Entre as favoritas do público estão as Cattleyas Walkerianas, Itaúna é denominada como seu berço e o município é responsável por apresenta-las ao restante do país.

Flor Símbolo do Município

 

De acordo com a lei de número 3.551, de 27 de junho de 2000, implementada pelo ex-prefeito Osmando Pereira da Silva a orquídea Cattleya Walkeriana, passou a ser intitulada como flor símbolo do Município de Itaúna.

Confira o que foi disposto no Art. 2°:

“A orquídea Cattleya Walkeriana é adotada como FLOR SÍMBOLO DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA gozando para isso de:

I – especial proteção por parte dos órgãos e entidades ambientalistas municipais, oficiais ou não;

II – sua imagem deverá ser usada em documentos oficiais impressos da municipalidade sempre que puder ser associada ao logotipo adotado pela administração direta ou autárquica;

III – haverá mecanismos oficiais de amparo, proteção e divulgação de técnicas e ações desenvolvidas pelos munícipes, associadas entre si ou não, que tenham por fim o estudo e a preservação da Cattleya Walkeriana em todas as suas formas e ocorrências na área do município;

IV – o Município, para o fim do inciso anterior, dará sustentação técnica a qualquer trabalho que seja desenvolvido em seu território;

V – o Município dará prioridade à aquisição para tombamento como área especial para proteção ambiental às áreas rurais onde ocorra espontaneamente o nascimento da Cattleya Walkeriana, desde que comprovadamente documentada esta ocorrência através de estudos desenvolvidos por profissionais qualificados;

VI – o Município desenvolverá ações que visem a divulgação e implantação nos locais acima especificados de técnicas e aparatos de proteção e estudo de toda vegetação que ocorra no nicho ecológico assim identificado.”

Julgamento

Ocorrerá também o famoso julgamento das mais belas orquídeas, seguindo os critérios da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), a orquídea Cattleya walkeriana será julgada nas categorias: tipo escura, tipo clara, alba e albescens, semi alba, fantasia e flâmea, coerulea e outras. Confira mais informações no site: http://www.caob.com.br/index.php .

A Exposição das flores acontecerá na Avenida Jove Soares, nº885, Centro de Itaúna Minas Gerais.

 

Local: Estacionamento do Espaço Cultural

Endereço: Avenida Jove Soares, nº885, Centro de Itaúna.

Data: 17 a 19 de maio de 2019

Horário: Sexta de 12h às 19h, sábado e domingo: das 8h às 19h

Entrada gratuita

 

Por Luiz Henrique Machado

Foto: Concurso de 2012

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100