Câmara pode implantar tradução em Libras durante reuniões

15 ABR 2019
15 de Abril de 2019

Atendendo a um pedido do vereador Anselmo Fabiano, a Mesa Diretora da Câmara estudará a viabilidade de inserir, nas transmissões das reuniões ordinárias, tradução para a Língua Brasileira de Sinais, Libras.

Desta forma, as transmissões, via internet, terão uma versão com janela em Libras para efetiva inclusão das pessoas que têm nessa linguagem a sua principal forma de comunicação. 

De acordo com vereador Anselmo Fabiano, a iniciativa atenderá as pessoas com problemas auditivos, não apenas pelo conteúdo, mas pela compreensão dos assuntos tratados no Legislativo Municipal. “É o momento de Itaúna começar a pensar nas pessoas com deficiência auditivas. Neste ponto, esta Casa ainda está falha”.

Para Anselmo, oferecer serviços de atendimento para pessoas surdas, prestado por meio de intérprete, é promover a acessibilidade de uma forma que a inclusão prevaleça em todos os órgãos do munícipio.

O presidente da Câmara, Alexandre Campos, sensibilizou-se e vê no pedido uma oportunidade de demonstrar que a Câmara é democrática e não discrimina qualquer segmento da sociedade. “É de grande valia este tipo de serviço, vamos verificar tecnicamente e financeiramente sua viabilidade”.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada por aproximadamente cinco milhões de pessoas no País, segundo dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Estima-se que o País possua 9,7 milhões de cidadãos surdos ou com deficiência auditiva.

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100