O NOSSO PAPO É MÚSICA

Itaunenses lançam livro e exposição fotográfica

30 JUL 2015
30 de Julho de 2015




Em viagens por 59 países, dos cinco continentes, o equilíbrio perfeito entre esse mundo de meu Deus e as Minas Gerais de todos nós foi delineado pelas lentes do repórter fotográfico Renato Weil e descrito pela jornalista Glória Tupinambás. O casal itaunense captou imagens, flagrantes e instantes nos lugares mais remotos do planeta que remetem ao que há de mais arraigado na cultura de Minas Gerais. O paralelo entre o local e o universal está presente nas mais de 150 fotos que integram o livro O Mundo em Minas, que será lançado no dia 11 de agosto no Memorial Minas Gerais Vale (Circuito Cultural Praça da Liberdade), em Belo Horizonte, a partir das 18h30, e na exposição homônima, que fica em cartaz no memorial até o dia 27 de setembro.

Ofícios, folclore, transações, retratos e horizontes são alguns dos 11 temas do trabalho, resultado de viagens, expedições e longos mochilões feitos pelo casal ao longo da última década. Repórteres com experiência acumulada no Jornal Estado de Minas e na Revista Veja BH, eles colocaram o pé na estrada, levando na bagagem uma câmera fotográfica e um bloco de anotações. A ideia de transformar as aventuras em um livro e em uma exposição surgiu durante uma conversa com o amigo e produtor cultural Dalton Miranda, que sinalizou a semelhança entre uma rocha visitada por eles na Austrália e um paredão de pedras na Serra da Canastra. A partir daí, Glória e Renato, que nunca haviam tido a pretensão de produzir um livro, se fascinaram com a possibilidade de buscar o elo que liga Minas à cultura de outros países. O livro tem cunho informativo, didático, artístico e cultural. “Culturas que, à primeira vista parecem completamente distantes de nós, vão, aos poucos, nos aproximando de universos paralelos e com impressionantes afinidades. Assim nasceu o paralelo entre esse mundo de meu Deus e as Minas Gerais de todos nós”, afirma o casal.

Exposição em Itaúna

Na sexta-feira, 24/07, o casal de repórteres visitou o prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva, para fazer o convite para o lançamento do livro e abertura da exposição fotográfica. No encontro também foi confirmada a exposição em Itaúna, dentro das festividades do mês de aniversário da cidade. A previsão é de que, em 30 de setembro, o Espaço Cultural sedie uma sessão de autógrafos do livro O Mundo em Minas e receba parte da exposição homônima, que deve ficar em cartaz até 31 de outubro. “Ficamos muito felizes de receber esse convite, porque é muito bacana ter a oportunidade de expor nosso trabalho na nossa cidade”, comentou a jornalista Glória Tupinambás.

A Casa Nômade

A paixão por viagens fez com que o casal itaunense embarcasse agora em um novo projeto: A Casa Nômade. Eles montaram um motorhome e, depois do lançamento do primeiro livro (O Mundo em Minas), vão começar uma expedição de cinco anos, com o objetivo de cruzar as três Américas. “As férias começaram a ficar pequenas e decidimos fazer das viagens a nossa profissão”, diz Glória. O motorhome foi montado dentro da carroceria baú de uma Mercedes Benz Sprinter 515 que, depois de vários meses na oficina, ganhou geladeira, fogão, cama, mesa, máquina de lavar roupas e até garagem para uma moto. Um lar sobre rodas que, na fase de testes, já percorreu vários cartões-postais de Minas Gerais e tem as aventuras narradas no site acasanomade.com.br.
Voltar

(37) 3242 3100

Rádio Líder FM 102,7


Av. Getúlio Vargas  88 – Centro – Itaúna – MG CEP: 35680 -037