Coluna: Bate Papo com a Nutri: Alimentação adequada no verão

05 SET 2019
05 de Setembro de 2019

Por Maires Nogueira

@nutrimairesnogueira

Hoje iremos falar sobre Alimentação adequada para o Verão. É comum no verão aumentar o número de pessoas que buscam hábitos mais saudáveis, o que inclui a prática de exercícios e de uma alimentação saudável, menos calórica. Ao mesmo tempo, há muitas pessoas no período de férias, onde as pessoas viajam, descansam, saem mais de casa.

 

Nessa estação ocorre maior exposição ao sol e a vírus e bactérias, os quais propagam-se em altas temperaturas, estando os indivíduos mais susceptíveis.

É necessário nesse período fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos funcionais, que são alimentos que tem em sua composição nutrientes que vão melhorar a imunidade das pessoas, tem importante papel na dieta no verão. Esses alimentos possuem grandes quantidades de antioxidantes, vitaminas e minerais. No verão perde-se mais líquido, transpira-se mais sendo necessário fazer sua reposição.

 

A hidratação é o cuidado mais importante que as pessoas devem ter, pois é necessário manter os líquidos circulantes no organismo. Associada a hidratação está o consumo de vitaminas e minerais, e não estamos falando de suplementação de medicamentos, e sim de alimentos ricos nesses nutrientes. Entre eles estão as frutas, legumes e verduras que também são ricos em vitaminas e sais minerais como sódio, cloro e potássio, água e  fibras.

 

Tente dar preferência para as frutas que contenham mais água, como: abacaxi, melancia, maracujá, laranja, dentre outras. O mesmo vale para os vegetais, sempre consuma um vegetal verde escuro, pois também são ricos em minerais e vitaminas, exemplos: brócolis, espinafre e couve.

 

Deve-se evitar frituras, alimentos açucarados e gordurosos porque levam muito tempo para serem digeridos. O ideal é optar por alimentos de preparação cozida, assada ou grelhada.

 

A recomendação do Ministério da Saúde presente na cartilha “Dez passos para uma alimentação saudável” orienta que seja consumido três a cinco porções de frutas e vegetais por dia, para ingerir toas as vitaminas e minerais que o corpo precisa. É importante que as pessoas aprendam a ingerir alimentos variados (coloridos). A prática da alimentação saudável deve ser uma prática cotidiana, e não apenas em determinados períodos do ano.

Voltar

Rádio Líder FM 102,7 Rua Dona Tereza, 25, Cerqueira Lima – Itaúna - MG    

Fone: (37) 3242-3100