Bate Papo com a Nutri: Alimentação Saudável Para Idosos

03 JUL 2019
03 de Julho de 2019

Por Maires Nogueira

@nutrimairesnogueira

Hoje iremos falar sobre “Alimentação Saudável para os Idosos”.  Com o passar dos anos, o corpo começa a apresentar naturalmente algumas mudanças, por isso a importância de adaptar-se. Segue algumas dicas:

Dica 1: Tenha horários, criar uma rotina e novos hábitos. Assim o idoso não irá pular nenhuma refeição e nem irá substituí-la por lanches e/ou guloseimas;

Dica 2: o idoso ou cuidados deve escolher um lugar agradável para realizar as refeições. Ambientes, limpos, arejados e tranquilos, garantem maior conforto, segurança e autonomia. Isso impacta na autoestima, e no prazer à mesa;

Dica 3: Os idosos devem desfrutar de companhias durante as refeições. A presença de familiares, amigos, cuidadores e/ou vizinhos n confere maior prazer e favorece o apetite. Mantém o convívio social com pessoas queridas e mantém a alegria;

Dica 4: Preferir alimentos na sua forma mais natural. Diminuir o consumo de alimentos industrializados como bolachas recheadas, guloseimas, salgadinhos, balas, doces, sopas e macarrão instantâneos, etc. Eles contêm grandes quantidades de açúcar, gordura e sal;

Dica 5: Comer devagar e mastigar bem os alimentos. Deguste, saboreie os alimentos, sentindo os diferentes sabores;

Dica 6: Adaptar a alimentação de acordo com as necessidades do idoso. Adaptar a forma de preparo, textura, tamanho, quantidades e temperatura. Moer, ralar, picar em pedaços menores são alternativas viáveis para melhorar a ingestão, evitando a recusa ou mesmo complicações como engasgos ou aspirações;

Dica 7: Inclua frutas, legumes e verduras, além de ricos em vitaminas, fibras e minerais, diminuindo o risco de doenças e ajudam na função intestinal;

Dica 8: Compre os alimentos na safra, assim comprará com melhores preços e de melhor qualidade;

Dica 9: Proteínas são importantes na alimentação (carnes, ovos, leite, peixes, aves, etc) para manutenção muscular, saúde dos ossos;

Dica 10: Quanto mais variada e colorida a refeição, mais equilibrada e saborosa ela será;

Dica 11: Consumir com moderação açúcar, sal e gorduras;

Dica 12: Substitua o sal por temperos naturais (cheiro verde, alho, cebola, orégano, coentro, alecrim, manjericão, etc);

Dica 13: Beba bastante água para melhorar a hidratação;

Dica 14: Fazer uma lista de compras. Assim evita de esquecer alimentos e de comprar mais que o necessário;

Portanto, não precisa restringir alimentos, o segredo é consumir com moderação, ter equilíbrio, fazer boas escolhas e adequar a alimentação de acordo com as necessidades do idoso.

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